Não sabes meditar? Tudo Bem, encontra o teu estilo com a Meditação à la Carte!
- coolvibesforlife
- 4 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Já tentaste meditar? Se sim, e em algum momento pensaste algo como "Isto não é para mim", "Nunca consigo desligar a mente" ou "Não tenho tempo para estas coisas" 😊, então este artigo é para ti!
No menu de hoje, recomenda-se Meditação à la Carte. Afinal, porque não? Aposto que já ouviste falar dos benefícios da meditação: reduz o stress, alivia a ansiedade, melhora o foco, ajuda no sono e até pode trazer estados mais profundos de bem-estar. Ufa! Com tanta vantagem, talvez valha a pena experimentar... ou dar mais uma chance.

Meditação à La Carte
Motivação: Define um objetivo ou motivo: “Desejo esvaziar a mente.”;” Desejo diminuir o stress.”;” Desejo dormir melhor.”. Mais simples ou mais desafiante, o que quer que definas, está tudo bem.

Tempo: No início, é muito comum sermos muito ambiciosos com meditações demasiado longas ou visualizações demasiado complexas e acabamos frustrados e pressionados, principalmente se não dispomos de muito tempo. Tudo bem. Simplesmente não vás logo por aí. No Pressure! Para começar, reserva apenas 5-10 minutos para exercícios mais simples. Podes sempre colocar o despertador 10 minutos mais cedo ou ir dormir 10 minutos mais cedo.
Meditação Guiada: Existe uma panóplia de meditações guiadas disponíveis na internet a custo zero. Para iniciar a prática da meditação, procura algo com exercícios simples de respiração e, de preferência, com uma duração entre 5 e 10 minutos. Atenção a outros fatores que podem influenciar o teu gosto pela meditação:
Voz/Idioma/…: A voz que te guia na meditação é agradável? Ela conduz-te de forma fluída e suave? A tua concentração deve estar nas instruções e não no timbre, sotaque ou idioma da voz. Preferes meditações em inglês, por exemplo? Why not? Tudo bem. Escolhe o que for mais natural para o teu ouvido e, principalmente para a tua mente. O mais importante é que a voz te ajude a encontrar foco e relaxamento.

Música: Algumas pessoas preferem meditar sem uma voz a guiar, mas ainda assim não querem silêncio total. Está tudo bem! A internet oferece uma variedade de músicas com sons da natureza ou frequências específicas como 432Hz, 528Hz, 396Hz, que ajudam a aumentar a concentração. Demasiado “Zen”? Tudo bem. Também podes optar por músicas de ambiente, como as de Coffee Shops ou hotéis. O mais importante é que a música te ajude a alcançar um estado de relaxamento e bem-estar, diminuindo o fluxo de pensamentos e preocupações.
Finalidade: Antes de começar, ouve o conteúdo da meditação para garantir que ela se alinha com o objetivo da tua prática. Por exemplo, se quiseres apenas esvaziar a mente no final do dia, mas a meditação falar sobre emoções que não se aplicam a ti, pode ser frustrante. Então, verifica sempre o conteúdo para que ele ajude a alcançar o resultado que desejas.

Em Silêncio absoluto? Tudo bem, ainda melhor. Se conseguires estar em silêncio e “calar os teus pensamentos” por algum tempo … simplesmente, estás ali, Contigo. Bom, 5 estrelas!
Posição: A recomendação mais frequente é para te sentares confortavelmente com a coluna direita. Para ti, é desconfortável? Tudo bem. Deita-te.
Frequência: A disciplina é essencial. Encontra um espacinho na tua agenda e medita onde, o tempo e como for possível para ti. Se houve um dia em que não foi possível? Tudo bem, mas recomeça no dia seguinte. Não faças da exceção a regra. Há um dia em que não correu muito bem, está tudo bem. Amanhã pode ser melhor. Só com a prática contínua, podes ver os efeitos.

Exigência: Não sejas demasiado exigente contigo. A maioria do que é novo para nós, tem muitos desafios, mas com a prática estes vão-se desvanecendo, um por um. Faz o que te for possível. Se não tens tempo para pesquisar áudios ou, no momento de ouvir a meditação guiada, estás sem bateria no telemóvel? Tudo bem. Fecha os olhos e faz apenas algumas respirações profundas até te sentires um pouco mais leve.
Ou seja, cria o teu próprio momento de meditação e desfruta, sem pressões ou expectativas! Meditar faz bem, recomenda-se e é para todos!
Comments